Cirurgias que potencializam os resultados

O QUE É?

É a cirurgia realizada para reduzir os pequenos lábios vaginais. A hipertrofia desta parte da anatomia feminina é freqüente e não raro causa constrangimento diante do parceiro sexual.

ANESTESIA

Geralmente a cirurgia é realizada sob anestesia local com sedação.

ATO OPERATÓRIO

Os pequenos lábios têm função protetora da entrada vaginal. O objetivo da cirurgia é reduzi-los até que fiquem esteticamente cobertos pelos grandes lábios mas não retire sua função primordial. É uma cirurgia simples consistindo na retirada do excesso de tecido seguida de sutura com pontos absorvíveis (não necessitam serem retirados).

QUEM DEVE FAZER?

Mulheres que se sintam constrangidas com a hipertrofia dos pequenos lábios.

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?

A paciente recebe alta poucos momentos após a cirurgia e deve ficar afastada do trabalho por um a três dias e de exercícios físicos por duas semanas. Atividade sexual estará liberada após cerca de três ou quatro semanas. Não interfere com o prazer sexual nem com as sensibilidades vaginal ou clitoriana pois estas estruturas não são manipuladas.

COMPLICAÇÕES

As complicações são muito raras devido ao pequeno tamanho da cirurgia. Entre elas temos:

Hematoma: acúmulo de sangue que é tratado com simples drenagem por punção ou por abertura dos pontos.
Infecção: colonização bacteriana da área operada. Tratada com curativos e antibióticos.
Deiscência de suturas (abertura dos pontos): tratada com limpeza e nova sutura ou curativos.
COMO SÃO OS RESULTADOS?
Embora haja retirada cirúrgica do tecido excedente, a cicatriz resultante é pouco aparente. A cirurgia não interfere com a atividade sexual e não prejudica partos normais futuros.