Cirurgias que potencializam os resultados

CIRURGIA DE AUMENTO DAS PANTURRILHAS

RESUMO TÉCNICO
Nome técnico:inclusão de prótese de silicone nas panturrilhas
Região do corpo: panturrilhas
Idade: a partir dos 18 anos
Anestesia: peridural ou geral
Duração da cirurgia: cerca de 2 horas
Cicatriz: discreta, por que fica nas dobras posteriores dos joelhos. (pregas poplíteas).

O QUE É?
É o aumento das faces posteriores das pernas (panturrilhas) através da colocação de um implante de silicone.

Usualmente são usados o bloqueio peridural ou a anestesia geral.

ATO OPERATÓRIO:
Na prega da dobra da perna (prega poplítea) de cada perna é feita uma incisão com cinco a oito centímetros por onde serão introduzidas as próteses. As próteses são colocadas abaixo da membrana (aponeurose muscular) que envolve os músculos da perna. Em raras situações a prótese pode ser colocada abaixo dos músculos da perna.

QUEM DEVE FAZER?
Indivíduos que apresentem hipotrofia da musculatura posterior das pernas e que se sintam incomodados com o contraste entre os volumes das coxas e das pernas ou entre os volumes dos terços superiores das pernas e os terços inferiores.

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?
Logo após a cirurgia o paciente permanece com os membros inferiores elevados, recebendo alta hospitalar algumas horas depois ou no dia seguinte. A dor no pós-operatório tende a ser leve e é tratada com analgésicos e antiinflamatórios comuns. O paciente deverá fazer repouso por uma semana evitando caminhadas longas e impactos sobre os membros inferiores. Quaisquer movimentos que produzam contração vigorosa dos músculos posteriores das pernas não devem ser realizados por pelo menos um mês para que não haja deslocamento dos implantes. Exercícios físicos com os membros inferiores deverão ser retomados lentamente após dois meses e esportes que envolvam corridas e saltos devem ser iniciados após quatro meses. A movimentação leve da musculatura deve ser realizada já nos primeiros momentos após a cirurgia com passos lentos, curtos e com pouca descarga de peso.

COMPLICAÇÕES:
• Infecções: são raras e quando ocorrem devem ser tratadas com antibióticos e em situações mais graves faz-se necessária a retirada dos implantes.
• Hematoma ou sangramento: sangramento inesperado após a cirurgia. É uma complicação infreqüente. Quando muito volumoso pode ser necessário tratamento no centro cirúrgico.
• Compressão de ramos nervosos: quando ocorrem pode haver dormências nas porções mais inferiores das pernas principalmente nas faces externas das mesmas. A sensação de dormência em geral desaparece após algumas semanas.
• Assimetrias: são infreqüentes e tendem à correção espontânea.
• Movimentação dos implantes: é o deslocamento indesejado dos implantes causado principalmente por realização precoce de movimentos musculares não recomendadas.

COMO SÃO OS RESULTADOS?
As pernas passarão a ter um aspecto mais forte, sendo mais sensual nas mulheres e mais viril nos homens. É uma cirurgia que depende muito dos cuidados pós-operatórios do paciente e quando o resultado esperado é obtido, as panturrilhas mostram um aspecto bastante natural.

PROCEDIMENTOS ASSOCIADOS QUE POTENCIALIZAM OS RESULTADOS:
Lipoesculturas
Gluteoplastias