BLEFAROPLASTIA (CIRURGIA DE PÁLPEBRAS)

RESUMO TÉCNICO DA BLEFAROPLASTIA NA MULHER
Nome técnico: Blefaroplastia Estética
Região do corpo: pálpebras
Idade: a partir dos 40 anos
Anestesia: local (na maioria dos casos)
Duração da cirurgia: em média 1 hora e meia
Cicatriz: quase imperceptível

O QUE É TRATADO
A Blefaroplastia ou Cirurgia Plástica de Pálpebras é uma cirurgia de pequeno porte utilizada para corrigir os excessos de pele e/ou gordura das regiões peri-orbitárias, podendo ou não haver correção da musculatura palpebral.

PRÉ OPERATÓRIO:
A candidata a uma blefaroplastia deve informar ao Cirurgião Plástico:
• Medicações que estiver em uso, principalmente se forem anticoagulantes ou uso recente de anti-inflamatórios, pois ambos podem aumentar o sangramento.
• Se sofre de alguma patologia, como por exemplo: hipertensão, diabetes, asma, alterações tireoidianas, problemas oculares.
• Hábitos como fumar, ingestão frequente de álcool, grandes períodos de tempo diante da tela de computadores devem também ser citados durante a consulta.
• Se ainda estiver em idade fértil deve-se excluir a possibilidade de estar grávida.
Os exames pré-operatórios rotineiramente solicitados são:
• Hemograma completo
• Coagulograma
• Glicemia de jejum
• Uréia e creatinina
• Exame de urina
• Rx de tórax
• Beta HCG caso haja suspeita de que a paciente esteja grávida
• Parecer Médico do Cardiologista quanto ao risco cirúrgico cardiológico

Local sob sedação, preferencialmente com a presença do médico Anestesista.

CIRURGIA:
Retira-se o excesso de pele das pálpebras superiores e faz-se uma incisão logo abaixo dos cílios nas pálpebras inferiores. As bolsas gordurosas existentes em número de duas em cada pálpebra superior e três na inferior são retiradas quando estiverem protuberantes. A seguir trata-se a musculatura da pálpebra inferior. Pouca ou nenhuma pele da pálpebra inferior deve ser retirada devido ao risco de ectrópio (vide Complicações). As suturas são feitas com fio de Nylon.

PACIENTES IDEAIS:
Mulheres que apresentarem flacidez palpebral ou hipertrofia do tecido gorduroso ou músculos orbiculares são as beneficiadas por esta cirurgia. As pálpebras superiores muito flácidas podem causar obstrução parcial do campo visual e esta é uma forte indicação para o procedimento. A hipertrofia da musculatura das pálpebras inferiores produz bolsas volumosas nesta região e dão um aspecto de velhice e cansaço. Deve-se evitar a retirada das bolsas gordurosas em pessoas com olhos encovados, pois pode haver uma piora desta condição. A elevação dos supercílios no mesmo tempo cirúrgico traz uma grande melhora ao terço superior da face feminina e sempre que possível deve ser realizada.

PÓS-OPERATÓRIO
Alta hospitalar: algumas horas após a cirurgia
Recomendações: repouso moderado dando preferência para ficar sentada ou de pé. Manter compressas de água gelada sobre os olhos e dormir com a cabeceira ligeiramente elevada. A dor é leve e tratada com analgésicos comuns. É necessário o uso de pomadas para proteção dos olhos porque nos primeiros dias após a cirurgia, a pálpebra superior pode permanecer entreaberta, corrigindo-se espontaneamente em pouco tempo. O uso de óculos escuros pode trazer maior conforto nos dez primeiros dias de pós-cirúrgico. Deve-se evitar ao máximo o cigarro e exposição ao Sol.
Retirada dos pontos: os pontos são retirados após o terceiro ou quarto dia de pós- operatório.
Limitações: evitar trabalhar em computadores por uma semana. Eventos e reuniões sociais podem ficar prejudicados por 10-12 dias devido ao edema e equimoses palpebrais. As cicatrizes podem ser disfarçadas com maquiagem após uma semana. Exercícios físicos devem ser evitados por 15 dias e exposição prolongada ao sol por pelo menos três meses.

COMPLICAÇÕES
• Hematoma: é uma das complicações mais freqüentes e consiste de sangramento na área operada. Em algumas situações é necessário novo ato cirúrgico para estancar o sangramento.
• Infecção: é a colonização da ferida operatória por microrganismos, que podem levar a resultados completamente inesperados e indesejados.
• Ectrópio: quando se retira quantidade excessiva de pele na pálpebra inferior ou quando ocorre retração cicatricial nesta área, haverá exposição excessiva do globo ocular produzindo ardor e lacrimejamento. Pode haver necessidade de correção cirúrgica.

RESULTADOS ESPERADOS:
As cicatrizes são praticamente invisíveis. A paciente passa a ter um olhar mais jovial e saudável. Os “pés de galinha” NÃO são tratados pela blefaroplastia (toxina botulínca é a melhor opção). O campo visual volta a ser normal.

PROCEDIMENTOS ASSOCIADOS QUE POTENCIALIZAM OS RESULTADOS:
Algumas cirurgias na face ou mesmo procedimentos menores somados à blefaroplastia irão produzir um resultado mais expressivo no rejuvenescimento, podendo ou não ser feitos no mesmo ato cirúrgico. Os procedimentos que mais são associados à blefaroplastia são:
• Lipo de Papada;
• Suspensão dos Supercílios;